sábado, 20 de janeiro de 2018

240 – O incêndio nas Minas de carvão do Pejão


No dia 12 do corrente mês, grande foi a minha estupefacção ao ler, no Jornal de Notícias, que a antiga Mina de carvão do Pejão ardia, há 3 meses, tanto no seu interior , como nas entulheiras.

Esta Mina fora encerrada, nas anormais circunstâncias descritas na parte final do post N-º 52, sem que o concessionário tenha cumprido as disposições de segurança e protecção ambiental impostas pelas leis vigentes.

A fiscalização das actividades dos concessionários, que competia á Direcção-Geral de Minas foi ineficaz, neste, como noutros casos, conforme tenho revelado repetidamente.

Mas o Estado Português havia celebrado contrato com uma Empresa denominada EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), com vista à protecção ambiental das áreas degradadas de antigas minas, utilizando verbas de fundos europeus que, para esse efeito, lhe tinham sido disponibilizadas.

É caso para perguntar o que terá feito a EDM, na área das Minas do Pejão, para protecção do ambiente, com os dinheiros recebidos para esse fim.

Até como agência funerária ( Ver post N.º 216 ) demonstrou incompetência!

Erro idêntico, que cometera na zona das Minas de Covas (Região de Vila Nova de Cerveira – Caminha – Ponte de Lima), provocou tal indignação à população de Vilar de Mouros, que exigiu a responsabilização de quem dirigia a EDM.

É que a EDM, que resultara da nacionalização da Sociedade Mineira de Santiago, após a Revolução de Abril de 1974, não efectuava os trabalhos que lhe competiam!

Contratava outras empresas e não tinha capacidade para verificar se elas cumpriam o que se pretendia.

Fico, portanto deveras estupefacto por agora se chamar de novo a EDM a cumprir o que não fez, na devida oportunidade, em vez de se exigir a severa punição dos seus dirigentes, por mais este atentado ambiental.

Em posts anteriores, expliquei, pormenorizadamente, que se chegou a tal situação, por criminosa extinção do Serviço de Fomento Mineiro, - organismo de criação de riqueza, essencial ao País - ,que chegara a ter prestígio, a nível internacional, sendo citado como exemplo a seguir por outros países.

Sem comentários: