domingo, 30 de julho de 2017

56 A – 16.ª parte XLIVI - Entrevistas da jornalista Carla Amaro a habitantes da Serra de Arga


O Jornal de Notícias publicou, em 15-9-2012, longa reportagem da jornalista Carla Amaro, a vários habitantes da Serra de Arga (S. João de Arga, Arga de Cima, Arga de Baixo), à qual deu o título O Senhor é filho de S. João?

Para suavizar a leitura destas Divagações, compensando a aridez de anteriores partes, a seguir transcrevo duas curiosíssimas passagens da reportagem:

1 –“Quem não a conhece ou ouviu falar dela, a pretexto da romaria que todos os anos leva ao Alto Minho milhares de pessoas em peregrinação ou em visita.

Mas a Serra d’Arga não atrai só pela sua grande festa de finais de Agosto.

Há quem acredite e, muito a sério, num misterioso poder dos seus minérios. A extracção, no passado, salvou da miséria os que da serra não saíram.

Há quem acredite que o magnetismo pode ser a solução para tratar muitos casos de infertilidade”.

2 – “José Matias falaria de quase tudo o que a serra tem, menos do eventual poder do seu magnetismo, que alguns acreditam exercer influência sobre o aparelho reprodutor humano.

Embora tenha ouvido falar disso, há muito tempo, diz que não é mestre nesses assuntos, que às senhoras dizem respeito e só a elas devem interessar.

Opinião diferente tem Ângelo Soares, um apaixonado pela serra d’Arga e um crente fervoroso de que o magnetismo dos minérios presentes na serra tem efeitos no corpo humano, inclusive o melhoramento da fertilidade nos homens.

Acredita porque as histórias que ouviu da boca dos que lá vivem o levam a acreditar.

E porque tudo o que existe sobre os poderes do magnetismo, nomeadamente no tratamento de certas enfermidades e na eliminação da dor, reforça a sua convicção teimosa.

O seu interesse pela força dos minérios existentes em Arga é velho e alimentou-lhe as horas sem conta dedicadas a investigações pessoais.

Adquiriu livros, fotocopiou documentos antigos, navegou na internet, consultou relatórios de prospecções na região, falou com entendidos em magnetismo e tanto trabalho resultou na certeza de que este lugar tem qualquer coisa que ajuda os casais que não conseguem ter filhos.

Da pesquisa destaca um relatório dos Serviços de Fomento Mineiro sobre os trabalhos de prospecção efectuados na serra, em 1970-71, onde se reconhece a existência de reservas de algumas dezenas de milhões de toneladas de minério de tungsténio, descobertas em sondagens projectadas com base em anomalias magnéticas em diferentes locais da serra, como Minas de Valdarcas, Lapa Grande, Fraga e Fervença.

O mesmo documento dá conta de concentrações de minerais úteis (volframite, ferberite e scheelite), que têm a particularidade de ocorrer, frequentemente, no seio de concentrações mais ou menos maciças de pirrotite.
Sobre o magnetismo, lê-se no relatório dos técnicos Rocha Gomes e Alvoeiro de Almeida, que a pirrotite tem susceptibilidade magnética relativamente elevada.”

Sem comentários: