sexta-feira, 18 de março de 2011

162 - Exposição a Ministro, solicitando correcção de desmandos da DGGM e primeiras consequências - Continuação (1)

A seguir, transcrevo o teor do meu ofício de 14 de Maio de 1980, dirigido ao Ministro Álvaro Barreto, que constitui o Anexo N.º 1 à minha exposição de 27-3-84, ao Ministro Veiga Simão, referida no post anterior:

“Ex.mo Senhor
Ministro da Indústria e Energia:
Há muito tempo venho solicitando insistentemente medidas adequadas para travar o curso que o Serviço de Fomento Mineiro vem seguindo, o qual fatalmente conduzirá à sua total ineficácia.
Nunca este Serviço foi muito eficiente, por manifesta incapacidade dos dirigentes a quem foi confiado.
No entanto, a alguns níveis, chegou a realizar-se obra de certo mérito, apesar da oposição desses dirigentes.
Presentemente, torna-se ja muito difícil realizar trabalho sério, porque funcionários dos mais incompetentes e de mais duvidoso carácter se apossaram de posições-chave.
A obstrução a quem quer produzir é permanente!
Para demonstrar o que afirmo junto cópias dos meus relatórios trimestrais de 1979 e 1980
Uma rápida passagem pelos capítulos “Principais dificuldades” e “Diversos” , sobretudo no Relatório do 1.º trimestre de 1980, dará a V. Ex.ª uma primeira percepção do que actualmente se passa no Serviço de Fomento Mineiro.
Mas se V. Ex.ª desejar mais amplo conhecimento, encontrará no arquivo do Ministério copiosa documentação que tenho enviado.
Já V. Ex.ª tomou consciência da necessidade de intervir na Direcção-Geral de Minas, com medidas enérgicas. A exoneração do eng.º Soares Carneiro do cargo de Director-Geral era, sem dúvida, uma medida urgente que se impunha.
Não pode, todavia, ficar-se por aqui, se se pretender dignificar o sector mineiro oficial.
Por diversas vezes, requeri sindicância à Direcção-Geral de Minas, com especial incidência no Serviço de Fomento Mineiro.
Os meus apelos não foram ouvidos e os resultados estão bem à vista.
Nada venho pedir para mim, apesar de verificar que, não raro à custa do meu trabalho no Serviço, diversos funcionários incompetentes e de mau carácter me ultrapassaram na escala hierárquica, porque adoptaram procedimentos indignos, passíveis de sanções legais, se a sindicância vier a concretizar-se.
Como cidadão português e como funcionário responsável, com um longo passado de luta pela dignificação do Organismo em que sempre estive integrado, julgo-me no direito de solicitar uma acção vigorosa no sentido de acabar de vez com a política de obstrução ao trabalho sério que, presentemente, caracteriza o Serviço de Fomento Mineiro
Estou à disposição de V. Ex.ª para esclarecimentos, de viva voz, se os entender convenientes.
Apresento a V. Ex.ª os meus cumprimentos.
O Engenheiro Chefe do 1.º Serviço de Fomento Mineiro
(a) Albertino Adélio Rocha Gomes
Assessor Técnico”

Continua ...

Sem comentários: