quinta-feira, 11 de setembro de 2008

7 – A Brigada de Prospecção Eléctrica do SFM

A Brigada de Prospecção Eléctrica representou um importante marco na modernização do SFM.

Instituída em 1944, tinha por objectivo investigar, por um método moderno, a totalidade da Faixa Piritosa Sul-Alentejana, tal como era, então conhecida.

Para o efeito, foi contratada a Empresa sueca ABEM, especializada no método electromagnético Turam.

Inicialmente, o quadro de técnicos ficou constituído por 2 Engenheiros suecos (os especialistas do método) e por um grupo de técnicos portugueses (eu, investido na qualidade de Engenheiro Chefe da Brigada e 5 Agentes Técnicos de Engenharia).
Para trabalhos de campo e de gabinete, foram recrutados, localmente, 15 a 20 trabalhadores assalariados.

Após poucos meses de actividade, já o pessoal português dominava perfeitamente a técnica, restando aos Engenheiros suecos a resolução de avarias que pudessem ocorrer nos equipamentos e a interpretação dos resultados da aplicação do método.

Chegou-se rapidamente à conclusão de que a maior parte das tarefas de que estavam encarregados os Agentes Técnicos de Engenharia poderia sem prejuízo da qualidade e até com benefício no rendimento, ser desempenhada por alguns elementos do pessoal recrutado localmente, que tinham revelado excepcionais qualidades de aprendizagem.

Quatro dos Agentes Técnicos de Engenharia regressaram, então, à Brigada do Sul, onde poderiam desempenhar actividade mais de acordo com a sua formação.

Constituiu-se, assim uma valiosa e pouco dispendiosa equipa, que realizava, sob a orientação de mim próprio e do Agente Técnico de Engenharia que permaneceu na Brigada, os seguintes trabalhos:
a) Implantação no terreno, com uso de taqueómetro, de estacas devidamente referenciadas, num sistema de coordenadas em conformidade com a prevista orientação dos jazigos, com vista às subsequentes observações pelo método electromagnético;
b) Colocação, num alinhamento previamente piquetado, de um cabo condutor com a extensão média de 4 km, ligado à terra em ambos os extremos, pelo qual se fazia depois passar uma corrente alterna com a intensidade de cerca de 2 Amperes e uma frequência de 500 ciclos por segundo;
c) Observações no aparelho Turam, ao longo de perfis perpendiculares ao cabo condutor, e registo das respectivas leituras;
d) Cálculos simples no gabinete e implantação dos perfis geofísicos em folhas de papel milimétrico;
e) Elaboração, no campo, em papel milimétrico, de um “croquis” topográfico (planimetria), à escala 1:10000, das áreas prospectadas, com base no reticulado da piquetagem. Este “croquis” tornava-se indispensável, por se dispor, então, apenas de mapas à escala 1:50.000.

Foram os elementos principais desta equipa que transitaram da Mina de S. Domingos, onde tinham sido recrutados, para Aljustrel e depois para a Mina da Caveira, para dar execução ao projecto de investigação da Faixa Piritosa-Sul-Alentejana.

Já em Aljustrel, informei o Director do SFM que me sentia apto a dirigir totalmente os trabalhos de campo, cumulativamente com as funções inerentes à chefia da Brigada, podendo assim dispensar-se um dos Engenheiros suecos, A sugestão foi aceite pela ABEM, com considerável diminuição das despesas.

Em 1947, já a primeira Brigada de Levantamentos Litológicos tinha dado por finda a sua actuação, tendo o Engenheiro que a chefiava sido integrado na BPE.

Quando, em 1948, fui nomeado Chefe da Brigada do Sul, ficou este Colega a substituir-me, contando com a minha colaboração.

Estava, então, em investigação a área de Panoias - Castro Verde, na qual tinham sido evidenciadas, pelos levantamentos litológicos, potencialidades antes desconhecidas para a ocorrência de jazigos de pirite,

Não foi completamente investigada esta área, como não foram outras áreas com idênticas potencialidades.

O Director do SFM, na sua preocupação de dar por terminados estudos que estavam em curso, antes da sua conclusão, ordenou a extinção da Brigada de Prospecção Eléctrica, fazendo transitar para a Brigada do Sul o engenheiro que a chefiava.


Tive, pois, que continuar a incluir nos Planos de Trabalhos da Brigada do Sul, investigações na Faixa Piritosa Sul-Alentejana.

O relatório final com a interpretação dos resultados desta campanha de prospecção electromagnética, pelo método Turam, apresentado pela ABEM, recomendava a realização de sondagens e alguns trabalhos mineiros, com base em anomalias consideradas como podendo atribuir-se a jazigos minerais.

Aos resultados destes trabalhos irei referir-me em próximo post..

Sem comentários: