quarta-feira, 17 de setembro de 2008

9- O primeiro grande êxito do SFM

A primeira grande descoberta do SFM aconteceu, na região de Aljustrel e foi consequência da aplicação de método electromagnético Turam.

Na concessão mineira de S. João do Deserto e Algares, entre os dois núcleos de exploração, denominados de S. João do Deserto e de Algares, foram descobertas concentrações de minério composto de pirite, calcopirite, blenda, galena e vários outros minerais, que foram denominadas de Carrasco e Moinho, as quais, segundo recentes avaliações, contêm reservas de cerca de 44 milhões de toneladas.

Esta descoberta está descrita, em pormenor no artigo publicado em 1955, no Volume X de “Estudos, Notas e Trabalhos do Serviço de Fomento Mineiro”, com o título “PROSPECÇÃO DE PIRITES NO BAIXO ALENTEJO” de que eu fui o principal autor.
A este artigo me referirei, no próximo post, de modo mais circunstanciado, porque ele tem sido “convenientemente” ignorado em posteriores publicações sobre a Faixa Piritosa.

Está, também, descrita no artigo publicado, em 1958, pela “EUROPEAN ASSOCIATION OF EXPLORATION GEIPHYSICISTS (EAEG)”, sob o título “THE DICOVERY OF A NEW OREBODY WITHIN THE PYRITIC BELT OF PORTUGAL BY ELECTROMAGNETIC PROSPECTING”, de que eu sou autor único.
Este artigo está incluído em volume intitulado “GEOPHYSICAL SURVEYS IN MINING. HYDROLOGICAL AND ENGINEERING PROJECTS”, do qual constem outros êxitos, a nível mundial.

Esta descoberta passou a ser citada em livros de texto, como exemplo das potencialidades do método electromagnético Turam.
Está mencionada no livro do Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, P. Routhier, publicado em 1963, sob o título “Les Gisements Métallifères”.
Está, também, mencionada no livro do Geofísico Investigador da Boliden Mining Company (Suécia), intitulado “Principles of Applied Geophysics”, que foi publicado em 1972.

Carrasco e Moinho foram tão perfeitamente evidenciados pelo método electromagnético Turam, que a Companhia sueca ABEM passou a mencionar o artigo de minha autoria, publicado pela EAGE, nos seus folhetos de propaganda.

Sem comentários: